Dica de Mecânica para motos

DICAS DE MECÂNICA PARA SUA MOTO


Moto difícil de pegar?


Retire a vela e encoste na carcaça da moto (não segure na vela) e dê partida e veja a faísca que deve ser forte e de cor azulada. Se a faísca estiver azulada “ok”, então o problema pode ser no carburador, se tiver avermelhada ou sem faísca, o problema é com bobina, CDI, pulsor, vela, bobina de faísca.


Primeiro teste: Desconecte o cachimbo da vela, encoste o fio grosso na carcaça e dê partida, se tiver faísca então o problema é na vela, troque-a por uma nova. Se não tiver faísca vamos testar a bobina de IGN que fica embaixo do tanque.


Bobina de Ignição teste: retire o fio preto/amarelo (Honda) que tá encaixado na bobina de ignição (são dois fios, um verde que é o terra e outro preto/vermelho que vem do CDI), encoste esse fio preto/vermelho na carcaça e dê partida, se tiver faísca o problema é a bobina de ignição. Se não tiver faísca então iremos testar o CDI.


Teste do CDI: (CDI – significa ignição por descarga capacitiva ou seja, um capacitor dentro do CDI é carregado e descarrega na bobina de ignição). Veja o CDI se não tem algum fio desconectado, dê uma boa olhada nos encaixes, possíveis zinabres (crosta de cor esverdeada). Se tiver tudo “ok”, então desconecte o fio preto/vermelho (esse fio vem dos estator e é da bobina de faísca), encoste ele na carcaça do motor e dê partida e veja se tem faísca, se não tiver, então o problema é na bobina de faísca, mas se tiver faísca então só resta testar a bobina de pulso.


Bobina de pulso: tem um fio azul/amarelo (Honda) que sai também do estator (estator é onde fica os imãs e as bobinas na parte baixa do motor lado esquerdo), nesse caso você tem que ter um multitester. Mude a chave do multitester para “homs” e coloque uma ponta do multiteste no fio azul/amarelo e a outra ponta na carcaça para fazer “terra”, a resistência dever ser alta na faixa de 180 a 280 “homs“, se tiver baixa, substitua o pulsor. Siga todas as instruções passo a passo e com certeza você vai solucionar o problema se ele for na parte elétrica.


Outra dica importante é que não pode ter faísca também por causa da chave de ignição com defeito, mau contato. São quatro fios, um vermelho, um verde, um preto e um preto/branco. O que nos interessa neste caso é o fio preto e branco que vem do CDI, desconecte-o e dê partida, se tiver faísca na vela então a ignição está com defeito, compre uma nova.